Viajando de trem pela Europa.
- Camila & Lucas Jasper
- 24 de nov. de 2015
- 3 min de leitura

Nós consideramos o trem um dos melhores meios de transporte. Confortável, de certa forma rápido, pontual e seguro. Viajar de trem pode nos proporcionar paisagens de tirar o fôlego ou até, simplesmente, nos deixar um pouco mais reflexivos sobre a vida.
Na Europa viajar de trem é algo comum, seja no dia-a-dia das pessoas, que às vezes não moram nos centros das grandes cidades e precisam se deslocar para trabalhar ou para estudar, ou para viajar entre cidades e países.
No nosso caso, viajar de trem foi para pequenas viagens intermunicipais e também para viajar entre países. Como os países, em sua maioria, são relativamente pequenos, é possível romper as fronteiras e conhecê-los pelos seus trilhos. Algo muito comum você encontrar pessoas que saem de um país para o outro de trem.

Além de se ter todos os benefícios já listados para se viajar de trem, o passageiro não precisa se preocupar com o tamanho da sua bagagem, pois não existe excesso de bagagens. Na realidade, a sua preocupação será por que você é o único responsável por ela e isso quer dizer que só você irá manuseá-la, ou seja, colocar e tirar do trem e acomodá-la de maneira correta e sem atrapalhar a vida dos outros passageiros. Mas isso não é necessariamente um incomodo, tendo em vista que os vagões são planejados para acomodar as bagagens dos passageiros. Inclusive há trens que possuem espaço para transportar bicicletas ou até mesmo equipamentos para esquiar.
Quando se está em uma viagem longa, outra coisa que você não precisa se preocupar é com a fome ou com sede. Pois a maioria dos trens possuem lanchonetes e/ ou restaurantes para atendimento aos seus clientes. Se preferir levar seu lanche, isso também não quer dizer que seja algo ruim, pelo contrário, é muito comum as pessoas levarem seus lanches nos meios de transportes, mas nesse caso, por preferência ou para economizar um pouco. Bebidas alcoólicas também são vendidas o que pode ajudar a relaxar e aproveitar à vontade sua viagem.

Não podemos deixar de falar dos assentos. São bastante confortáveis, com certeza muito mais confortável do que os assentos de aviões comerciais. E a depender da empresa, assim como os aviões comercias você pode optar por classe econômica, executiva e primeira classe, havendo assim para todos os gostos, bolsos, estilos e preferências.
Atente para os tipos de trem, pois existem os convencionais, super rápidos e o trem bala.
Agende suas passagens com antecedência para obter descontos.
Se tiver trechos que possam ser combinados com outros meios de transporte, como navios por exemplo, faça a compra combinada, sem dúvida irá economizar um bom dinheiro.
Veja os dias da semana que vai usar o trem, a depender da empresa, e do dia, existem descontos.
Se for fazer um “mochilão” (viajar de maneira econômica) busque fazer viagens de trens noturnas, por que assim você dorme no trem e economiza uma noite em hostel ou hotel. Mas lembre-se de fazer com antecedência, afinal, muito mais gente faz isso pela Europa do que você pode imaginar.
Fique ligado nos horários. Pontualidade é a lei dos trens.
Observe os locais e prazos para a retirada dos seus tickets, pois cada empresa tem suas regras para isso, assim como, serviços para entrega em seu endereço ou limites para você retirar na estação, e se aceitam ou não o ticket impresso em sua impressora doméstica.
Fique atento aos procedimentos de segurança durante toda sua viagem. Sobretudo, os procedimentos, quando existe serviços de imigração (comum em trechos internacionais)
Mantenha-se atento e tire possíveis dúvidas quanto aos avisos sonoros e sinalização ao que se refere a mudanças nos trechos, manutenção e estações.
Pesquisamos um link que pode te ajudar muito na sua viagem de trem pelo velho continente:
http://www.raileurope.com.br/about-us/railways/ Um exemplo da linha férrea europeia de alta velocidade:
