top of page

Fique de olho na moeda.

  • Lucas Jasper
  • 5 de nov. de 2015
  • 2 min de leitura

Imagem: Internet.

A regra lógica e básica é: Países diferentes, moedas diferentes (Exceção feita à União Europeia). É muito comum quando viajamos nos deparar, ou melhor, as pessoas se depararem conosco pedindo informação sobre onde há uma casa de câmbio ou caixa eletrônico ou agência bancária onde possam sacar dinheiro. Sem contar o fato que em alguns lugares perguntar onde “tirar” dinheiro pode ser até perigoso (no caso de se perguntar a um criminoso). É um risco ficar sem dinheiro por causa do seu cartão de débito não funcionar ou ser bloqueado automaticamente por uso “suspeito” no exterior. Sim, isso acontece, mesmo que seu operador de cartão de crédito diga o contrário (já aconteceu conosco).


Outra situação muito comum é a casa de câmbio já estar fechada. Por isso é muito importante estimar o valor a ser gasto por dia em uma viagem. Não estamos falando de fazer uma planilha para ser seguida a risca como em um regime militar, mas sim estimar mesmo. Se a empolgação ou as oportunidades te fizerem gastar um pouco mais, tente lembrar que precisa repor seu dinheiro, e para isso muitas vezes a saída é a casa de câmbio. Lembre-se que casa de câmbio usa a cotação do dia para equiparar a moeda de seu país com o país onde você está. E por falar nisso, se seu cartão permitir saques no exterior lembre-se de converter sua moeda ao sacar o dinheiro, pois na maioria dos casos as contas correntes possuem um limite diário, e mesmo no exterior esse limite continua valendo.


Outra dica está no quesito cartão de viagem, eles são úteis e seguros, mas fique atento para as taxas que variam conforme a operadora e existem lugares que só aceitam em espécie.


A maioria dessas dicas pode ser usada antes mesmo de sua viagem, economizando tempo em seus dias de lazer e, sobretudo, evitando transtornos.


Nenhum banco tem agência em todas as cidades, e apesar de algumas coisas poderem ser resolvidas por telefone, alguns números de atendimento simplesmente não recebem ligações originadas do exterior, ou cobram um valor diferenciado por isso.


A regra “não aceite” ajuda de estranhos vale em qualquer país. Quando viajamos, muitas vezes esquecemos que existem pessoas de má índole em todos os lugares e isso leva muito turistas a apuros. Mas essa e outras dicas de tomar cuidado ao viajar podem ficar para um novo texto. Até lá, se prepare um pouco antes de viajar para que sua viagem seja somente de prazer. Lembrem-se, países diferentes, moedas diferentes.​

 
 
 
Posts Recentes
Recent Posts
Arquivo.
bottom of page