A antiga biblioteca da Trinity College.
- Camila Jasper
- 28 de out. de 2015
- 3 min de leitura

Foto: The long Room. Crédito: Internet.
Uma vez que sou pedagoga de formação, meu desejo por conhecer bibliotecas vem de muito antes de entrar na universidade. Para mim, e acredito que para muita gente também, se deparar com corredores e mais corredores de livros causa um encanto inexplicável. Seja pela simetria das prateleiras enfileiradas uma a uma, ou pela irregularidade dos tamanhos dos livros um apoiado no outro. Acho que podemos combinar, biblioteca remete de infância a curiosidade, afinal, o que são livros além de conhecimento e ludicidade?
No que fomos finalmente visitar a biblioteca da Trinity College, digo finalmente por que desde que soube que ela existia, prometi a mim mesma que um dia iriamos conhecer. No dia tão aguardado, foi como esperado, muita gente na fila para visitar a biblioteca, mas apesar do número de pessoas, tudo acontecia com tranquilidade. Todos estavam visitando os espaços sem nenhum transtorno. Adentramos a biblioteca e aqui vale um pouquinho de história.
A Trinity College é uma Universidade em Dublin – Irlanda que foi fundada em 1592, pela Rainha Isabel I, do Reino Unido. É a mais antiga Universidade da Irlanda e a instituição é considerada a de maior prestígio no país.
O campus ocupa um espaço de nada mais, nada menos do que 190 mil metros quadrados, localizada no centro de Dublin. Sua arquitetura conserva o estilo da época aliada com algumas modernidades fazendo com que o espaço se torne ainda mais belo. Seus jardins acompanham as estações do ano, com campos verdes o ano todo, árvores sem folhas no outono - inverno e com flores na primavera - verão, fazem parte desse cenário que encanta turistas de todo o mundo. Famosa por seu ensino de qualidade e referência no assunto, a Trinity College também é conhecida por sua biblioteca.
Nela os visitantes terão a oportunidade de ver de perto o “Book of Kells”. Que é, dentre outras obras, o mais antigo e importante livro da biblioteca. Esse manuscrito foi ilustrado com motivos ornamentais e feito pelos monges celtas por volta dos anos 800 depois de Cristo. Realmente belíssima obra. Por ser um exemplar único e que guarda a história de uma civilização, o livro está exposto na biblioteca da Trinity College, porém não é permitido tirar fotos nem filma-lo. Está protegido por um cubo de vidro e um funcionário da instituição “Guarda”, ou seja, observa a circulação dos visitantes para que nenhum problema aconteça com a relíquia. Depois de ver essa obra espetacular, chegou a hora de entrar na gigantesca sala com várias estantes onde estão guardados outros “tesouros” dos escritos antigos. A sala conta com 200 mil volumes que está decorada com bustos de eruditos e com a arpa mais antiga da Irlanda. É um impacto entrar nessa sala. Realmente ficamos admirados com tamanha beleza arquitetônica bem como dos exemplares. Um livro colado no outro. Capas tão antigas, que ao nosso olhar, parecem que nunca foram retiradas do lugar. Lógico que essa é uma biblioteca onde somente funcionários autorizados podem manusear as obras, porém vale muito a pena conhecer e respirar um pouquinho desse lugar sagrado.

Fotografia: thebadgerssett.com
É importante falar que somente do salão principal é permito tirar fotos, porém sem flash, e como respeitamos as regras dos lugares, eis que as fotos não estão com qualidade, mas suficientes para termos uma ideia do lugar e inspirar àqueles que desejam conhecer.
Foi assim que realizei meu desejo de conhecer esse lugar. Foi conhecendo ele que me senti pequena diante de tudo aquilo, porém maior por ter vivido essa experiência. A biblioteca em si, por toda sua grandeza já ensina muito. Não é difícil pensar em tudo que ela representa e o cuidado de todos que trabalham nela tem para mantê-la em sua glória. O tempo parece passar diferente lá dentro. Em parte passa, em parte, talvez propositalmente, insista em não parecer que passa só para nos mostrar o quanto a humanidade é capaz de criar, conservar e assim compartilhar.

Fotografia: Harpa mais antiga da Irlanda, símbolo do país.. Crédito: Internet.