top of page

Texto: Felicidade Alheia.

  • Lucas Jasper
  • 23 de set. de 2015
  • 3 min de leitura

Quem nos acompanha aqui no We Upp sabe que sempre buscamos publicar coisas positivas. Tentamos trazer pensamentos, experiências e opiniões positivas sobre nossas vivências e claro, sobre o mundo ao nosso redor. Como todo mundo, temos dias difíceis, momentos de dificuldade, mas pensamos que o mundo já é cheio de críticas (não construtivas), situações e circunstâncias negativas demais e por isso buscamos o caminho contrário a isso. É exatamente por isso que buscamos contribuir positivamente na vida das pessoas (junto com tantas outras que também fazem isso) o máximo que podemos.


Em tempos que a expressão "vergonha alheia" virou moda, ou quase isso, em alguns lugares, me peguei refletindo sobre esse "tema". Sendo mais amplo, a expressão também pode ser "opinião alheia", "sarcasmo alheio", "indiferença alheia" ou até mesmo "inveja alheia", não faz diferença. Infelizmente muitas vezes isso provavelmente revele um lado não muito bom de nós mesmos.


Todas as pessoas possuem defeitos e isso é natural, mas aí está uma coisa que não tenho facilidade de entender. A tendência que algumas pessoas têm de "adquirir defeitos em coletividade", como se fosse algo que as incluísse em um grupo, ou qualquer grupo. Como diria minha mãe, talvez seja mais fácil aprender o que não presta.


Mas enfim, o ponto que quero chegar é, por que não ter felicidade alheia?


Sim, pode soar estranho, mas penso que todo mundo pode sentir isso. Ficarmos felizes pelo sucesso dos outros. Conhecidos ou desconhecidos. Se sentir bem por saber, ver ou acompanhar a felicidade de alguém que não seja nós mesmos.


Durante toda minha vida vi e espero ver ainda mais, pessoas sendo felizes, se realizando, se superando. E isso sempre me fez ver essas pessoas como exemplo. Não estou falando só de gente famosa não, falo de qualquer um. Alguém que conseguiu uma promoção no trabalho, ou que comprou um carro, uma casa, teve um filho, se casou, viajou, conseguiu ser independente, recebeu um prêmio, foi reconhecido por seu esforço, foi homenageado ou até mesmo cortou o cabelo e ficou se sentindo mais belo.


Pode parecer tolice, mas penso que nós precisamos mais disso. De sucesso ao redor de si mesmo, ou até mesmo mais ao longe. E sentir felicidade em conviver com o sucesso dos outros.


Custo acreditar que o mundo seja um lugar para se dividir pessoas entre vencedores e perdedores, entre felizes e infelizes. Penso que todos nós temos nossas próprias conquistas, motivo para nos orgulhar de nós mesmo, sem torcer o nariz para alguém ao seu lado. Sei que a inveja é um sentimento inerente da raça humana, mas é apenas um dentre tantos. Não acredito que a inveja, por exemplo, seja um diferencial ou filosofia de vida, um referencial de sucesso para alguém. Fico vendo o quanto as pessoas são até agressivas com pessoas famosas (o que não significa dizer bem sucedida ou realizada) por nenhum motivo aparente. Todos tem o direito de simpatizar ou não com alguém, mas parece haver um prazer em hostilizar, e/ou comparar com outro da mesma "área" de atuação, e não para enaltecer um, mas sim para diminuir o outro. Não entendo, se todos querem ser bem sucedidos por que existem pessoas que simplesmente não aceitam o sucesso alheio. Talvez até entenda, mas não quero aceitar que frustração comande tantas pessoas.


Precisamos de mais apoio, mas ações positivas, cooperação, unidade, incentivo, suporte, "torcida", troca, "é isso aí", "você consegue", "você conseguiu", "parabéns", até mesmo um empurrãozinho, uma mão, um sorriso. Precisamos de mais humanidade.


Definitivamente o mundo já está cheio de indiferença e de negatividade. Todos nós precisamos fazer diferente. Já que nem sempre podemos ajudar, que ao menos não desestimulemos. Precisamos mais de fé e menos questionamentos, mais estímulo e menos desestímulo. Já temos obstáculos de mais, dificuldades de mais, desumanidade de mais. Penso que o mundo precisa mais de nós, do melhor de nós. Sei que temos muito a aprender, a mudar e a fazer. Precisamos começar (ou continuar), então que tal começarmos com um pouco de felicidade alheia?

 
 
 
Posts Recentes
Recent Posts
Arquivo.
bottom of page