Texto: Amigos
- Camila Jasper
- 31 de ago. de 2015
- 4 min de leitura

Tem alguns assuntos que pensamos não ser necessário falar ou escrever por que todos nós já sabemos demais sobre. Entretanto, para nós, certos assuntos tem um significado maior, enquanto para outros não. Enfim, levemos em consideração as histórias de vida de cada um. Para muitos pode parecer clichê ou desnecessário. Como tudo na vida, depende do ponto de vista de cada um, e principalmente, do momento que estamos vivenciando. Independente de qualquer coisa, a vida existe, as situações, os momentos únicos, as brigas, e eles, os amigos.
Já ouvimos falar milhões de vezes que amigos são entes queridos que escolhemos para ser da nossa família. Por isso alguns comportamentos são semelhantes ao que temos com nosso pai, mãe ou irmãos. Conversar faz parte da relação, ouvir, falar, tentar compreender, dar conselhos, se divertir ou simplesmente com um olhar, estar junto nos melhores ou piores momentos do outro. As vezes vamos discordar dos nossos amigos, afinal de contas somos diferentes. Sabemos que tudo que acontece é para a felicidade e bem estar do outro que escolhemos para caminhar conosco nessa vida. Pensando em tudo isso concluo que a palavra-chave para as relações é respeito. Isso mesmo. Nas amizades também respeitamos, e por isso que muitas duram décadas e até uma vida inteira.
Talvez tenhamos uma forma romântica de ver as relações como um todo, e para amizade não poderia ser diferente. Afinal de contas estamos falando de uma convivência com pessoas que gostamos e temos de algum modo uma afinidade e semelhança, bem como diferenças e discordâncias.
Ao longo da nossa caminhada temos a oportunidade de conhecer muitas pessoas. Muitas mesmo. Tantas que não temos nem como contar. E isso também não é necessário, pois não estamos querendo números, nem quantidade. Estamos falando de relações. Mas desse incontável número de pessoas que nos relacionamos, poucos se tornam nossos amigos. Aquele o qual escolhemos para ser da "nossa família”.
Existem amigos que fizemos na infância e que crescem junto com a gente. Passa pelas mesmas coisas, divide os momentos juntos. Esses quando nos tornamos adultos, nos faz pensar o quão bom foi e é essa relação. As vezes chega até gerar amizade entre os próprios filhos e família. Há outros que fazemos na nossa época escolar. Período de descobertas e aprendizagens. Lembramos com alegria e muita saudade dessa época. Onde achávamos que tudo era possível. E dessa fase alguns também segue nesse caminhar. Existe aqueles que conhecemos na faculdade, no curso de línguas, na academia, no salão de beleza, enfim, nos ambientes que frequentamos. Os que são amigos de nossos pais, irmãos, primos, namorados, maridos e amigo dos amigos. Vamos agregando todos a nossa vida.
Amigo sabe que é amigo não por que está todo dia junto. Sabe que os são simplesmente pelas atitudes. É bom quando podemos estar junto e dividir tudo pessoalmente, mas sabemos também que as vezes isso não é possível pela distância física e essa presença se faz de outras formas. Ainda bem que hoje podemos contar com a tecnologia. WhatsApp, Facebook, Skype, dentre outros que nem conheço. Tudo isso nos faz estar perto, nem que seja através de uma tela de computador ou celular.
Amigo que é amigo vai te falar "verdades" que em alguns momentos vai machucar. Vai ficar feliz com suas escolhas mesmo achando que poderia ser diferente. Estará contente com sua felicidade e suas conquistas mesmo que não faça parte de todas elas. Vai comemorar sua formatura, seu primeiro emprego, sua mudança de emprego, sua ascensão de cargo, sua independência, sua saída de casa para morar sozinho, seu casamento, o nascimento do seu filho e tudo que acontecer na sua vida. Como também estará presente nos seus momentos de dor, de angústia e de tristeza. Assim como você também estará presente em todos esses momentos da vida de seu amigo. Afinal de contas amizade é uma via de mão dupla.
Pensar nas amizades como uma árvore é uma boa analogia. Uma árvore tem sua raiz, caule, folha, flor e algumas, fruto. Disso tudo, há partes que estão perto e outras que estão longe, depende da parte principal (caule = você) e nem por conta disso são menos importantes. Aquela pequena folha pendurada na ponta do galho mais alto da arvore é tão importante quanto a raíz. Acreditem, elas simplesmente existem onde devem existir e fazem parte da vida (árvore) da mesma forma.
Engraçado como temos amigos diversos. Amigos de amigos que nem conhecemos pessoalmente e que parecem ser nosso amigos desde sempre. Amigos que falamos todo dia, os que falamos em datas e os que falamos de vez em quando. Escrevendo esse texto lembrei de todos. Senti saudade de todos. Saudade dos momentos compartilhados. Espero que meus amigos entendam que são meus amigos pelo simples fato de serem bons amigos, independente de qualquer coisa, independente da proximidade. Os são porque de fato levaram um pouco de mim e deixaram um pouco de si.
Difícil começar a escrever e mais difícil ainda terminar. São tantas coisas que nos vem a mente, porém, o bom de tudo isso, é ficar feliz por que escolhemos pessoas para fazer parte da "nossa família" da "nossa árvore", são eles os nossos amigos.