Texto: Museu do Titanic Belfast
- Lucas Jasper
- 27 de ago. de 2015
- 3 min de leitura
Clique na foto para ver a galeria.
Precisamente onde foi construído aquele que talvez seja o mais famoso navio da história está localizado o Museu do Titanic de Belfast. São milhares de metros quadrados de área (14 mil metros quadrados e seis andares) onde se localizam, a doca de onde o navio foi construído, a Casa Titanic, o Titanic Studios, um complexo de estúdios de gravações cinematográficas (onde atualmente além de muitas produções, se gravam muitas cenas internas da série da HBO, Game of Thrones), o navio Nomadic (construído pela mesma empresa que fez o Titanic) e aquele que é um dos mais suntuosos prédios que já estivemos, o Museu do Titanic de Belfast.
Segundo a guia irlandesa do ônibus que nos levou até lá, o Titanic foi um dos maiores orgulhos do povo norte irlandês, na época de sua construção, sendo ele o maior navio de seu tempo. Porém quando o Titanic deixou Belfast rumo a Inglaterra, de onde iria partir para Nova Iorque, ninguém poderia imaginar que tal motivo de orgulho se tornaria a maior vergonha do povo norte irlandês durante muito tempo. Após a notícia que o Titanic, "o navio que nem Deus afundaria", naufragou no Atlântico Norte, a Irlanda do Norte se sentiu culpada e envergonhada do que havia construído. Mas o tempo passou, e percebendo que essa vergonha não fazia sentido algum, o povo irlandês percebeu que havia feito o melhor navio ja construído, e esse sim era o motivo que deveriam se orgulhar.
Precisamente cem anos depois o povo norte irlandês teria outro motivo para se orgulhar muito, e novamente vinculado ao navio, a construção daquele que é um dos mais importantes da história mundial da navegação, e sem dúvidas um dos mais importantes museus da Europa. O Museu do Titanic. Só para sua inauguração, haviam cem mil pessoas que compraram as entradas antecipadamente. Atualmente, em média é de 425 mil pessoas por ano visitando o lugar, e os preços variam de 10,45 a 14,72 libras (checar o câmbio) e existem preços para grupos e gratuidades (crianças com 10 anos de idade ou menos, idosos acima de 60 anos e outros casos específicos).
Um edifício bonito e moderno, assim como o Titanic em seu tempo, impressionante. Com formato de quatro proas todas da mesma altura do navio, distantes dos demais prédios o suficiente para você perceber a grandiosidade de sua história e sua importância. Como pouquíssima coisa sobrou do Titanic, o museu trata de contar a história da maneira mais completa possível. Dinâmico e moderno o tour traz para você a experiência mais próxima de estar não só dentro do Titanic, mas sim dentro da história do navio e da Irlanda do Norte.
Segundo os criadores, a idéia de todo o tour é ser uma experiência multissensorial além de educacional e de entretenimento. O cuidado com todos os detalhes é impressionante, a viagem que você faz por todo o processo de construção do navio, a imersão a época, é precisa e grandiosa. Para os adultos é uma verdadeira experiência de conhecimento, para as crianças uma diversão sem tamanho, mas uma coisa é vista e importante para todos, o respeito às vítimas. Tudo no Titanic Museu é divertido, informativo e com muito respeito. Antes ficamos conversando sobre isso, um museu, que de certo modo, vive de uma tragédia sem precedentes, mas a partir do momento que você pisa os pés a frente do prédio, sente o respeito por tudo que aconteceu. É incrível. Fizemos vídeo e fotos sobre essa nossa experiência, e sempre tentamos passar o máximo da vivência possível, mas como é proibido filmar ou fotografar dentro da área do "tour" procuramos sempre respeitar essas regras. Infelizmente e felizmente só nos resta dizer que qualquer pessoa que vá conhecer Belfast precisa visitar o Museu do Titanic de Belfast. E como se diz, o resto é história.