Texto: Priorizemos a vida!
- Camila Jasper
- 13 de jul. de 2015
- 3 min de leitura

Imagem: Internet.
Acordamos, tomamos café, vamos para o trabalho, escola, arrumamos a casa, cuidamos dos filhos, marido, esposa, pai, mãe, tentamos cuidar de nós mesmos, viajamos, saímos, cuidamos das obrigações e quando percebemos o dia acabou. A semana acabou. O mês acabou. O ano acabou. E ficamos naquela angustiante sensação de que poderíamos ter feito mais. Mais pelas pessoas que amamos e por nós mesmos. Porém não somos super heróis com super poderes, somos seres humanos com desejos, sonhos, angústias, dúvidas, vontades e muito mais coisas que ficaríamos aqui o dia inteiro listando. Daí acredito que o mais importante nisso tudo não é a quantidade das coisas que temos para fazer e para "dar conta" e sim a qualidade com que as realizamos.
Se hoje temos 10 coisas para fazer, sabemos que se fizermos as dez não teremos qualidade em todas, então vamos preferir fazer somente a metade tendo a certeza que as fizemos bem, que cumprimos com êxito. A retórica do "mais é menos". E isso serve pra tudo. Sei que temos roupas para lavar mas sabemos também que só temos aquela hora para ficar com os filhos, maridos e esposas. Então não pensemos duas vezes, a máquina de lavar fica com as roupas (ou cesto mesmo) e vamos ficar com eles. Isso chama-se priorizar. Priorizemos a vida!
Priorizar os momentos que são importantes e sobretudo as pessoas que amamos. O tempo. Ah, o tempo, esse parece ser o nosso grande inimigo. Lutamos constantemente contra ele, porém podemos esquecê- lo e simplesmente viver. Já disseram isso: "vamos viver tudo que há pra viver/ vamos nos permitir".
Vamos fazer o bem ao próximo, ter bons pensamentos e sobretudo boas atitudes. Pensemos que quando se machuca alguém essa dor pode ser sentida por outras pessoas. Pensemos que não temos tempo para a inveja, o rancor, a maldade, o ciúme, para a discórdia, o desafeto, e sobretudo para a indiferença. Se algum desses sentimentos danosos tentar permear nossos corações, tentemos então retirá-lo no mesmo momento, pois só quem os possui é que é o grande perdedor. Perdedor do tempo e da vida!
Desde pequenos aprendemos que temos que fazer escolhas. Escolher a cor da roupa, do sapato, do carro. Escolher o que comer e o que beber. As escolhas sempre farão parte da nossa vida, portanto ao decidirmos um caminho sigamos em frente. Façamos desse caminho o melhor caminho. Não busquemos driblar nossas escolhas e achar que podemos no meio do caminho voltar atrás e mudar tudo, pois na grande maioria das vezes o tempo não estará mais lá. E mais uma vez ele aparece para nos mostrar que é soberano na nossas escolhas e nas nossas vidas. O tempo parece ter as coisas dele para fazer, talvez ele ache graça de toda essa nossa correria, provavelmente ele se acostumou a passar sem pensar nos outros. Não o tempo não é injusto, muito menos egoísta, ele só faz muito bem o que ele tem que fazer, passar.
Sigamos nós sempre aprendendo: Acordamos (dispostos), tomamos café (com prazer), vamos para o trabalho (determinados e motivados), para a escola (com sede de aprender), arrumamos a casa (com carinho), cuidamos dos filhos, marido, esposa, pai e mãe (com amor), tentamos cuidar de nós mesmos (com mais amor ainda), viajamos (com entusiamo), saímos (com disposição), cuidamos das obrigações (com responsabilidade) e quando percebemos o dia acabou (com sentimento de dever cumprido). A semana acabou (com méritos). O mês acabou (com superação). O ano acabou (com realização e felicidade).
Não acontece diariamente, muito menos totalmente como planejado, as vezes melhor, todavia façamos e nos permitamos fazer, buscando saber viver, hoje e agora!