top of page

Texto: Orgulho e Preconceito.

  • Lucas Jasper
  • 10 de jul. de 2015
  • 3 min de leitura

Se cada vez que alguém tivesse um pensamento preconceituoso, substituísse isso por orgulho de si, ser preconceituoso seria algo inexistente. Ter orgulho de si não é sobrepor o outro, não falo de se impor como melhor, mas refletir sobre sua própria verdade. Tenha orgulho de si e deixe que os outros sejam eles orgulhos de serem eles mesmos. Cuide-se e deixe que os outros se cuidem. Orgulhe-se e respeite os outros, e deixe que os outros façam o mesmo. De fato você não é obrigado a pensar da mesma forma, nem gostar das mesmas coisas ou ter as mesmas escolhas, portanto abrace o que te é próximo e deixe que os outros sejam próximos do que gostam. Não é fácil, mas você não precisa fazer nada. Respeite e seja respeitado. Desde sempre o que não conhecemos, o que não nos identificamos, o que diverge de nós nos causa estranhamento. Todo e qualquer indivíduo ao menos uma vez, e muitas vezes na vida teve ao menos um pensamento preconceituoso. O preconceito de qualquer tipo é inerente ao ser humano, somos naturalmente limitados a barrar algo que nos é novo e a princípio que não nos é natural, apreciado ou semelhante. E muitas vezes mesmo sendo próximo a nós ainda assim temos uma fração de pensamento insensível. Todos nós em alguma instância temos preconceito dentro de nós. Infelizmente. Nenhum tipo de preconceito é justificável, nenhum. Ser preconceituoso não é questão de opinião, ponto de vista, questão de fé, nem de respeito. É falta de respeito. Incapacidade, intolerância e estupidez. O sujeito preconceituoso não é o vilão dessa história, costumamos pensar muitas vezes que o sujeito preconceituoso é aquele vilão, a margem da sociedade, que não se relaciona com ninguém, o sujeito além do mundo. Não, não é. Ele está em todos os lugares, pode ser qualquer um. Ele é seu chefe, seu amigo, seu irmão, seu pai, sua mãe. Você, Eu. Todos nós carregamos dentro de si a mancha do preconceito.

Não há razão, justificativa, motivo que absorva um ato preconceituoso, mesmo que ele seja ainda em pensamento. O preconceito é uma característica que todos nós carregamos. Então uma pergunta pode surgir: se é inerente, então não tem solução? Tem. Evolução. Só se combate preconceito com evolucão. O ser humano existe hoje por que evoluiu e continua evoluindo. Precisamos crescer enquanto indivíduos para que cresçamos enquanto sociedade. É biológico, natural, histórico. Autocrítica para crescer, se superar, evoluir. A chave da vida é evolução. Pense na história e verás as centenas de casos que a intolerância levou a ruína e a temperança levou ao próximo passo. E ainda assim, hoje, precisamos continuar evoluindo. A humanidade se sente no auge da civilização, porém o amanhã nada mais é do que o hoje um passo a frente.

Para evoluir precisamos dar passos atrás e a frente. Precisamos combater nossos males. Nossos. Combata o seu, eu combato o meu, é uma dinâmica de vida. Você não precisa apontar os erros alheios, julgá-los. Julgue-se como quer julgar, aponte-se com o mesmo dedo que apontas. Verás a face do mal em seu espelho, é duro, mas o amanhã espera por você com orgulho. Orgulho próprio evolutivo. Você venceu. Eu venci. Nós vencemos. Estou farto de me indignar com preconceito, mas continuo indignado. Não aceito, não tolero, não consigo conceber, é uma face horrenda nossa que insiste em nos sorrir. A indignação é tanta que viro a cara e as costas. É ridículo o quanto podemos ser estúpidos. Sim, além dos pensamentos estão as ações. O discurso de ódio, a segregação, o ódio puro e gratuito. Deve-se fazer justiça, punição aos que pensam que tudo podem por se sentirem melhores.

Preconceito é crime previsto em lei em quase todos países do mundo. Mas ser preconceituoso é execrável em todos os lugares. À você criatura estúpida, que teima em não evoluir, que propaga quase sempre covardemente seu ódio, você merece desprezo enquanto indivíduo e punição enquanto sociedade. Você não é único por ser superior, você é solitário por estar à parte. Você só sabe o que é frustração e ódio, não sabe a beleza do diferente à ti e não sabe o que é amor.

Falta vida a você, vivência. Falta saber que o diferente traz coisas novas, não faz ideia do que perdes, não tem noção do quanto deixa de ganhar, egoísta estúpido que não tem o que compartilhar, por que nem pensa que és diferente à outros, pois se soubesse perceberia o quanto poderia estar retribuindo ou dando a centelha da maravilha de ser humano. Todo tipo de preconceito é insânia. Toda sanidade é evolução.


 
 
 
Posts Recentes
Recent Posts
Arquivo.
bottom of page