Texto: A magia de "serem" um só.
- Lucas Jasper
- 4 de jul. de 2015
- 5 min de leitura

Imagem: Internet.
São tantos desafios na vida, obstáculos, momentos de derrotas e vitórias que muitas vezes custamos a acreditar que ser feliz é possível, que não é só uma questão de momento. São tantas as formas e motivos para ser feliz que de tempos em tempos me pego pensando se existe como escrever sobre isso de forma absoluta. Absolutamente não. Faço esse exercício para saber no que realmente estou pensando, e hoje penso num assunto específico. Casamento.
Quando você pensa que sua vida é fantástica, e que é capaz de fazer tudo, que existe em você uma força descomunal que te faz querer ser plenamente feliz você pensa: existe uma certeza com base na incerteza eterna sobre o amanhã? Quando você não pensa em decepções, quando seus sentimentos se resumem a querer ser feliz enquanto vive, pensa no viver o hoje, viver sem medo da incerteza do amanhã, você tem a seguinte reposta: sim eu amo alguém e sou correspondido. Chegou a hora de casar. Prefiro não falar dos que não deram certos ou os que são tristes. Falar de casamento para mim é falar de algo maior e real. Algo a ser compartilhado. Amor. É costumeiro ouvir-se piadas sobre “não casar”, também é fácil ouvir “conselhos” para não casar, de certo modo é até interessante pensar que de maneira geral o mundo se divide entre “casados e solteiros”, “os que querem e os que não”, os que “são a favor e os contra” e de certo há os que não tem opinião sobre o assunto. Enfim, de todo modo o mundo é quase dividido em casado e solteiros e também com aqueles que querem casar, sendo solteiros ou não. Casar ou não casar. Meu conselho? Depende. De quê? De você e do seu (a) companheiro (a). De minha parte? Ame! Os casados são casados em suas almas. São os casados tradicionalmente, os que moram juntos, os que vivem separados, os que namoram. Os que amam são casados. Longe de serem perfeitos são felizes em conjugar das escolhas juntos. Cometem erros e acertos e caminham juntos. As vezes erram separados, mas se resolvem juntos. Dividem, compartilham, multiplicam. Jamais esquecerei o melhor dos conselhos sobre o casamento: “Amar é saber ceder para conquistar, é se deixar subtrair para somar e assim multiplicar”. Sim, meu pai era engenheiro, por isso um pouco matemático. Mas minha mãe me disse o mesmo de outra forma: casar é ser bom para você sendo bom para o outro e assim sendo bom para ambos. Namoraram dez anos, casados por vinte e oito anos. Hoje se amam além da matéria. Realizam: A magia de serem um só. Casar não é padecer no paraíso, não é viver numa poesia, nem ser exemplo de nada. Casar é estado de felicidade. Viver em comunhão. Todos os dias é uma pequena luta, não contra o mundo, nem contra nada. Não é provar coisa alguma. É a luta de semear seus próprios frutos. Uns frutos crescem rápido, outros demoram mais, e tantos outros te surpreendem por nem saber que eles existiam.
Quase nada na vida tem receita. Casamento mesmo não tem, mas tem vivência. Casar não é se estabelecer e viver dos lucros da união, é sim cultivar sendo e buscando ser feliz todos os dias. É ter dias de nuvens negras e muitos dias de nuvens brancas e céus límpidos.
Casamento tem poderes inestimáveis capazes de corromper a gramática e fazer plural ser singular, concordância serem discordâncias e ainda assim fazer o máximo de sentido. Viver de vírgulas e pontos parágrafos. É o dom de continuar sendo. E muitas vezes ir além. Casar muitas vezes começa como sendo um feito de dois e multiplica virando família, as vezes uma família só dos dois, e na maioria das vezes vem os filhos. Tem dias que parecem piada boa, todos os outros parece um tanto piada de mais. Você ri e chora, dorme e acorda, as horas passam e há rotina e desencontros. A rotina que finca seus pés na realidade e o inesperado que leva você ao mais alto céus das fantasias. Sim, casar é ser positivo, pensar positivo, ver bobagens boas nas bobagens mesmo. É acreditar nisso, é se deixar fantasiar, ser lúdico e ao todo ser lúcido. Em regra o dia a dia faz o todo, faz a semana, os meses, os anos. Nos faz o que nos permitimos ser. Sabe quando você sabe que está pronto para casar? Quando ama alguém e quer estar com ela o máximo que pode. Pronto está casado. Casar não é fazer festa, é celebrar em união. Minha visão do casamento é ser feliz. Há quem não acredite nisso. Respeito, mas só consegui escrever esse texto por que sou casado. Minha esposa me inspira escrever isso. Somos felizes. À você, Camila Jasper, Te Amo. A você que leu esse texto, parabéns! Siga seus sentimentos.
PS: Um grande casal de amigos se casa hoje. Ela eu conheci ainda no tempo de escola, foi muito minha amiga, estudávamos em turnos diferentes e ainda assim nos conhecemos, nos tornamos próximos, chegamos a fazer pré-vestibular no mesmo lugar, e curioso: fizemos alguns anos de faculdade juntos! Daí então você pensa, sempre foram amigos e até hoje são. Sim, mas foi um pouco diferente. Ainda no tempo da faculdade nossas vidas se afastaram ao ponto dela ir morar em outro país, em outro continente. Uma história normal. Vida que segue.
Anos, talvez até uma década depois. Entro em contato com ela via rede social, ela responde, os laços se enlaçam novamente, meses depois me mudo para a mesma cidade que ela. Agora moramos na mesma cidade.
Hoje somos amigos como nunca fomos. E o melhor somos amigos além de nós mesmos. Hoje sou casado e ela também. Hoje nossa amizade se tornou um grupo de amigos. Uma pequena família, Eu, minha esposa Camila, Tharita e meu amigo Rory.
Sei que minhas palavras são as palavras da minha esposa. Ela ao meu lado me ajudou a escrever isso, mas sem Tharita e Rory jamais seria possível expressar esses sentimentos. Ela que saiu e voltou da minha vida algumas vezes e ele que entrou para ser o que é de melhor: amigo. Obrigado Tharita por ser sempre minha amiga, e hoje também ser amiga da minha esposa, obrigado Rory por ser nosso amigo e fazer nossa amiga feliz.
Chegamos aqui a tempo de vê-los casar, mas antes de haver tempo de vê-los casar no Brasil. Sentimos por não poder estar aí como vocês, mas sabemos que estamos presentes todo o tempo que estão longe. Vocês vão voltar e vão estar mais felizes e nós vamos estar de braços abertos para recebê-los de volta como fizeram conosco.
Hoje fico feliz de poder escrever, nos transportar para esse momento que é de vocês. É hoje. Este grande casal de amigos se casa hoje. Tharita e Rory. Vivam sua “Magia de serem um só”.