top of page

Texto: Visca Barcelona.

  • Lucas Jasper
  • 22 de mai. de 2015
  • 3 min de leitura

Clique na imagem para ver a galeria.

É quase unânime, se alguém perguntar a um catalão qual o melhor lugar do mundo, ele responderá: - La Catalunya.


E se você me perguntar o mesmo?


La Senyera estava em tantas janelas de todas as ruas, avenidas e praças. Em sua principal forma e de todas as outras formas e significados. Estava tão presente que de tão presente parecia estar em todos os lugares.


Absolutamente estar na catalunya é uma experiência pessoal e quem sabe até extra-sensorial. Ao tempo que ler isso faz você pensar em uma propaganda de turismo, a mim, me faz sentir uma saudade indescritível.


Saudade das ruas, da arquitetura, das "ramblas", monumentos, esquinas, de ver as montanhas ao longe, das bebidas, comidas, da praia, do mar e de todo o mais.A mim a Catalunya sempre teve um nome: Barcelona. Sempre esteve em mim como um desejo de reencontro. Jamais estive lá antes, mas Barcelona nasceu comigo. Hoje carrego ela comigo onde vou, o que era um sonho hoje é uma experiência de vida.Para ir à Barcelona você precisa ser como Barcelona. Ser clichê e tradicional ao mesmo tempo que precisa querer o novo e ser moderno.Vá a todos os pontos turísticos e se delicie com toda arte, cultura e história.Se delicie com "las tapas, jamónes, embutidos e paellas". Se embriague de prazer em todas as cervejas, sangrias, cavas e vinhos.Seja Salvador Dalí e suarrealize sua presença. Converse com os catalães, acredite, eles tentarão te entender, e provavelmente entenderão. Compre algo. Jogue conversa fora. Sinta o vento frio que desliza e esfria seus cabelos, aproveite o sol que ruboriza sua face e afaga sua pele.Caminhe em La Rambla, prove e compre em La Boqueria, sente e admire a Plaça Catalunya. Se deixe envolver pelo Port Vell e sua presença diante do mar. E por falar do mar, vá aproveitar La Barceloneta. Se deixe diminuir pela grandeza do Palau Montjuïc e se perca no tempo do Museu D'Art de Catalunya, de lá sinta o vento, ouça a música enquanto olha para a Font Màgica de Montjuïc e nas montanhas veja Tibidabo, vá até lá. Se deixe respirar e admirar tudo no Park Güell, você sentirá Antoni Gaudí. Continue e veja cada igreja e a muralha da cidade antiga, modernize-se diante da Torre Agbar, O mercado Encantes Barcelona e seus espelhos no teto (talvez se veja lá), e de todos os novos prédios que surgem todo tempo te mostrando a face moderna de uma cidade que insiste em ser melhor.


Amplie sua grandeza interior e faça Barcelona parecer pequena diante do seus olhos quando estiver no topo do Castell Montjuïc, de lá veja o mar e tente achar todos os famosos pontos turístico na maquete catalã que Barcelona se deixa ser. Fique mais perto si e do seu Deus, se não tiver nenhum, fique mais perto de si. Vá ver a magnificência da Sagrada Família, veja a mente criativa e criadora do gênio catalão (Antoni Gaudí) em sua forma interminável.


Vá caminhar no Passeig de Gràcie e se renda a La Pedrera e a Casa Batlló. Faça o Tour do Museu do Barcelona. Mesmo que não torça para o Barça, mesmo que até torça para o rival e faça um biquinho com o canto da boca. E se tiver a sorte vá ao Camp Nou. Lá você verá o futebol além do futebol e o Camp Nou em sua grandeza.


Continue indo, sentindo, vivendo, vendo, provando e ainda faltará o que ir, sentir, viver, ver e provar em Barcelona. Provavelmente você jamais estará em todos os lugares. E ai perceberá que se tornou a própria Barcelona. Eternamente em criação.

Para Barcelona preciso dizer; graciés e Bona Nit. Você permanece em meus sonhos.

 
 
 
Posts Recentes
Recent Posts
Arquivo.
bottom of page