Texto: Sim, Beleza é fundamental.
- Rodrigo Martuchi
- 14 de abr. de 2015
- 2 min de leitura

O Nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli, c. 1485.
Alta, olhos esverdeados, corpo esbelto e uma cintura muito bem delineada, descendência oriental, maquiagem bem feita e um cabelo dourado e liso digno de uma top model. Ela veio caminhando, como se estivesse em uma passarela. Olhares mudavam de direção e a analisavam. Mulheres se intimidavam com aquela ilustre presença. Homens retorciam o pescoço em busca de mais uma olhada. Ela se foi. Um comentário às minhas costas me despertou de uma divagação sem sentido: “Mas a filha da p*** é mesmo bonita”.
Houve certa discussão entre a mulher que fez o comentário com outra que a acompanhava e que, igual a mim, aguardavam a fila do ônibus prosseguir. E naquele momento concordei em pensamento com o comentário que acabara de ouvir.
Aquela mulher que passou, certamente era considerada uma beleza perfeita por muitos dos presentes naquele momento. Tanto para homens quanto para mulheres.
Mas por trás daquela beleza física, qual seria sua história de vida? Seus sonhos e desejos? Isso pouco importava naquele momento. Ali estava a perfeição. E ali, nos rostos admirados, estavam estampados os verdadeiros significados da atual sociedade. O esquecimento da individualidade e da real beleza. A constante busca por um momento de exaltação física, mesmo que momentânea.
Desde os primórdios da civilização, as pessoas já usavam algum tipo de manipulação da imagem, como maquiagens. E desde esse tempo, o objetivo deles eram se igualar à beleza dos deuses. E essa busca continuará enquanto existir o ser humano. Isso é inerente a sua espécie. É do animal. A grande preocupação é resgatar o que há muito tempo está perdido. Os verdadeiros conceitos de beleza.
Em célere frase, Vinicius de Moraes disse que “as feias que me desculpem, mas beleza é fundamental”. Até que ponto essa frase estaria se referindo ao padrão estético? Creio que na verdade, ele estava a exaltar a beleza que vai mais além do físico. Aquela que te desperta para a vida. A beleza que, muito mais do que desejo, traz a emoção em sua presença.