Texto: Hurling on Sunday.
- Lucas Jasper
- 25 de mar. de 2015
- 2 min de leitura
Clique na imagem para ver galeria.
Na semana passada publicamos um vídeo chamado: "Hurling on Sunday” e a experiência foi tão fantástica que fazer o vídeo inspirou um texto.
Quando o convite chegou a nós pensamos o mesmo que a maioria das pessoas: e o que é Hurling?
Se você não for irlandês dificilmente você saberá o que é! E por que fomos? Nós do We Upp somos assim, gostamos de experimentar coisas novas! Então lá fomos nós!
Para ser ainda melhor, o jogo aconteceria em Thurles, uma pequena cidade no estado de Tipperary na Irlanda. A partida era um jogo importante entre os dois maiores times do esporte: Tipperary contra Kilkenny, "Real Madrid contra Barcelona é como Kilkenny contra Tipperary", a comparação feita por nosso anfitrião irlandês Peter Guell, e foi falada exatamente desse jeito!
Como o esporte é amador e apesar de existir a federação que realiza os campeonatos, os jogadores jogam por prazer, não recebem salário para jogar, mas engana-se quem pensa que é apenas um jogo de amigos. Hurling é uma coisa seria na Irlanda, e arrasta milhares de fãs por toda a temporada. A final de 2014 por exemplo, foi assistida no estádio Croke Park (Em Dublin) por nada menos que 82.000 pessoas e televisionado pelas principais emissoras do país.
Após esse breve e "informativo" parágrafo, podemos dizer que não foi difícil entender como são contados os pontos: se a bola for dentro do "gol" vale 3 pontos, na parte de cima do "H" vale 1 ponto! Dois tempos de 35 minutos, com intervalo de 15 minutos e cada time possui 15 jogadores. Porém isso é a parte fácil, difícil mesmo é saber o que é falta ou não. Enfim, olhos atentos de um bom irlandês vê tudo, sobretudo a técnica apurada de cada jogador. Acredite, é incrível mesmo!
De carona com o nosso amigo Peter, pegamos a estrada de Dublin para Thurles, o trajeto dura mais ou menos uma hora e meia, porém antes passamos em "outra cidade" para pegar a irmã do Peter. E por que estamos falando isso? Porque essa é uma das belezas deste esporte: muitas famílias vão aos estádios juntas! Rivais ou não, isso não importa, dividem todos os espaços. Torcem juntas!
Durante o jogo as torcidas apoiam seus times como qualquer outro esporte e talvez o momento mais incrível do jogo é quando ele acaba. A torcida pode descer ao campo e ficar à vontade para ver os atletas. As crianças jogam um pouco, são dados autógrafos, tiram-se fotos, e para nós, vídeo!
Se você vai gostar do esporte ou se vamos escolher um time? Não sabemos. Mas certamente teremos mais "Hurling on Sunday".